




Reestruturação de Empresas
A ECT Assessoria Empresarial auxilia a sua empresa a administrar o crescimento, enfrentar a concorrência e adaptar-se às constantes mudanças da mundo dos negócios .
A competência técnica e engajamento de nossas equipes, nos tornam grandes parceiros de nossos clientes para ajudá-los a aproveitar as melhores oportunidades de otimização de suas operações e utilizar as melhores soluções disponíveis.
O aumento da produtividade das empresas, fator fundamental para o seu progresso sustentado, não deve partir de opções avulsas e isoladas, mas sim de uma análise detalhada e planejamento estruturado.
Alicerçado nos fundamentos do Princípio da Preservação e Continuidade da Empresa, desenvolvemos processos de reestruturação de empresa com vistas a maximização dos lucros, passando pelo realinhamento estratégico da empresa, análise de rentabilidade efetiva dos produtos vendidos, custo dos fatores de produção, revisão da estrutura de produção, potencialização da gestão dos recursos humanos, desenvolvimento de novos produtos e potencialização do uso do capital próprio e de terceiros, identificando oportunidades de melhoria dos seus processos internos
Na Assessoria de Reestruturação Empresarial, nosso trabalho junto a empresa implica 04 fases distintas:
Fase 01 - Diagnóstico da situação inicial
A primeira fase pode durar entre 4 a 6 semanas, em função da dimensão da empresa, da facilidade de acessos aos registos contabilísticos e da existência ou não de indicadores performance.
Neste período analisamos os aspectos financeiros - o detalhe das receitas e dos custos, os cash flows envolvidos e a estrutura do capital próprio.
Analisamos a forma de realizar as operações, análise da estrutura de produção, dos processos chave e da gestão das equipes.
Em termos estratégicos analisamos o portofólio de produtos, os mercados, os clientes atuais e o posicionamento competitivo fase à concorrência.
Serão feitas entrevistas a colaboradores chave da empresa. Ao final dessa fase, realizaremos uma apresentação / reunião com o corpo diretivo da empresa no intuito de apresentar nossas percepções e diagnóstico, lançando desde logo o caminhar para a 2ª fase do Plano de Reestruturação
Fase 02 - Elaboração e Aprovação do Plano de Reestruturação
O Plano de Reestruturação é a peça base que vai guiar o processo de transformação da empresa. O plano determina as medidas a implementar para reduzir custos, aumentar as receitas e os resultados líquidos. De forma a não pôr em causa a capacidade produtiva e o serviço aos clientes, durante a implementação da reestruturação, toda a organização deve ser chamada a discutir o Plano.
O Plano, além de definir metas finais e intermediárias, deverá ter associado um calendário de implementação com objetivos claros e mesuráveis. A reestruturação deve contar com uma liderança forte bem como uma definição clara de responsabilidades em todos os níveis hierárquicos.
-
Entendimento da situação econômico-financeira e estratégica do cliente e dos objetivos de seus acionistas e credores.
-
Desenvolvimento de diagnósticos e planos de ação.
Numa empresa bem organizada e com processos eficientes, o principal desafio do Plano de Reestruturação passa pelo aumento das vendas e pelo realinhamento estratégico virado para os Clientes – marca própria, implantação geográficas das redes de distribuição, alteração do posicionamento de determinados produtos, retirar do mercado produtos menos competitivos, adicionar o fator serviço à simples venda.
Toda a empresa deve ser encarada, como uma cadeia de criação de Valor, em que todos os seus elos, devem contribuir positivamente para o resultado final.
Fase 03 - Implementação do Plano de Reestruturação
Os projetos de reestruturações da ECT Assessoria Empresarial usualmente envolvem assessoria as áreas gestoras de processos para:
-
Enfrentamento emergencial e estabilização dos focos principais de crise sejam resultantes de falta de liquidez, operacionais ou resultantes de outras situações especiais.
-
Elaboração e revisão de projeções econômico-financeiras.
-
desenvolvimento de planos de reestruturação de processos, redução de custos e melhoria de performance departamental;
-
implementação de reestruturações operacionais aprovadas pela Diretoria;
-
as mudanças organizacionais, de gestão e governança;
-
Adequação / melhoria de controles internos;
-
Identificação, reestruturação e desmobilização de ativos para fazer face às demandas de caixa ou ao reposicionamento estratégico.
-
negociações com credores, revisões e renegociações de dividas
Fase 04 - Monitoração e Acompanhamento
" É impossível gerir aquilo que não é mensurável "
Um dos objetivos principais do Plano de Reestruturação é a definição clara de papéis e das métricas de performance que permitam acompanhar e monitorizar o sucesso, maior ou menor, da sua implementação.
Cada empresa, em cada setor terá indicadores diferentes, reproduzindo o desempenho departamental a curto e longo prazo.